A Fundação Populorum Progressio vai avaliar os projetos que conjugam desenvolvimento humano e meio ambiente natural
Da redação, com Rádio Vaticano
A Fundação Populorum Progressio para a América Latina se reúne na cidade equatoriana de Quayaquil, de 22 a 25 de junho, para a reunião manual do Conselho de Administração.
Na ocasião, serão deliberados os financiamentos dos projetos escolhidos para o ano de 2015. Foram apresentados mais de 100, todos em favor de comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e camponesas na América Latina e no Caribe.
Presidido pelo Arcebispo de La Paz, Dom Edmundo Luis Flavio Abastoflor Montero, o Conselho reúne vários outros bispos da região, incluindo o brasileiro Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador.
À luz da recém-publicada Encíclica Laudato si, a Fundação vai avaliar os projetos que conjugam desenvolvimento humano e meio ambiente natural nos territórios em que são propostos. Devem, portanto, promover a responsabilização da tutela da Criação visando um modelo de desenvolvimento integral, enquadrado na ecologia humana.
Até o momento, a Fundação realizou mais de 4 mil projetos, nos campos da agricultura, pecuária, artesanato e microempresas, infraestruturas, formação e equipamento escolar, saúde, edilícia, etc.
Um dos maiores patrocinadores da Fundação Populorum Progressio, além dos benfeitores privados, é a Conferência Episcopal Italiana.