Em Portugal

Fundação Fé e Cooperação lança material de preparação para a Páscoa

Como forma de preparar os cristãos para a Páscoa, festa considerada como a mais importante, a Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou dois cadernos de preparação centrados nas implicações sociais e espirituais dessa celebração.

As duas edições eletrônicas do caderno, disponíveis gratuitamente no site da organização católica, apresentam como proposta a união entre fé e desenvolvimento. Isso porque, conforme consta na introdução do material, “os dois percursos não devem ser distintos”, mas “estar entrelaçados e alimentarem-se mutuamente”

O itinerário começou nesta Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, e prossegue nos próximos sete domingos, até a Páscoa. São seguidas as orientações da encíclica Caritas in Veritate, “em que o Papa Bento XVI aborda a crise atual e o Desenvolvimento Humano Integral”.

Em cada etapa, apresenta-se uma dimensão do desenvolvimento à luz de um setor da sociedade. Essas reflexões se desenvolvem em torno de oito palavras: partilha, aliança, confiança, justiça, universalidade, entrega, coerência e transformação.

Os textos, assinados por personalidades portuguesas e da Guiné-Bissau e Angola, países onde a FEC trabalha, começam com excertos da mensagem do cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, para a Quaresma deste ano.

FEC
A FEC foi criada em 1990 pela Igreja Católica Portuguesa. Ela é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e está inserida na Conferência Episcopal Portuguesa, buscando a construção de uma nova humanidade, em que as pessoas possam viver com mais dignidade e justiça.

A instituição ressalta que a Páscoa significa “passagem” tal como “desenvolvimento”. Nesse sentido, trata-se de uma passagem de condições menos humanas para condições mais humanas. A expectativa da FEC é que as edições do caderno, publicadas pelo segundo ano consecutivo, possam inspirar os cristãos para que vivam uma Quaresma/Páscoa que deve trazer implicações no desenvolvimento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo