Peru

Frio intenso mobiliza Igreja peruana

Temperaturas extremamente baixas estão atingindo quase toda a parte meridional da América Latina. No Peru, 16 das 25 regiões do país declararam estado de emergência. A onda de frio, marcada por temperaturas que chegam a 23 graus abaixo de zero, em algumas áreas da região de Puno, na fronteira com a Bolívia, causou diversas mortes e prejuízos materiais.

Em solidariedade às vítimas, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, lançou uma campanha, convidando todos os sacerdotes, religiosos e fiéis das paróquias da capital peruana a arrecadar roupas e cobertas e, coordenados com a Caritas de Lima e o Vicariato da Caridade, organizar a distribuição das ajudas a partir da primeira semana de agosto.

"Com esta campanha, peço que as famílias sejam envolvidas na ajuda aos irmãos que sofrem por causa do frio, que está causando sérios danos em diversas áreas do nosso país", explicou o arcebispo.

O Vicariato da Caridade (que trabalha ao lado da Caritas) é a instituição da Arquidiocese de Lima que trabalha para melhorar a qualidade de vida da população que vive em extrema pobreza e assistir as vítimas dos desastres naturais. A organização está presente nas 118 paróquias que compõem a arquidiocese.

Segundo o último relatório da Direção Geral de Epidemiologia do Ministério da Saúde, este ano 409 pessoas morreram em decorrência de pneumonia associada ao frio, a maior parte delas crianças abaixo dos 5 anos e idosos acima de 60 anos.

Este ano, além do tradicional gelo nos altiplanos do país (fenômeno chamado "friaje"), foram registradas baixas temperaturas em diversas regiões da floresta peruana, onde a população não está acostumada ao frio.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo