Contra o preconceito

"Fratelli tutti", uma partida de futebol contra a exclusão

Jogo entre o representante da World Rom Organization e o “Time do Papa – Fratelli tutti” será no dia 21 de novembro

Da redação, com Vaticano News

Unir a paixão pelo futebol e a luta contra os preconceitos. Esta é uma das finalidades que animará o amistoso “Fratelli tutti”, agendado para o domingo, 21, às 14h30, no Centro de Treinos da Associação Desportiva do Lácio, em Formello. Uma iniciativa que nasceu por desejo do Papa Francisco e tem como protagonistas os representantes da Organização Mundial dos Rom e do “Time do Papa – Fratelli tutti”.

Ambas as equipes serão recebidas pelo Papa no Vaticano no sábado, 20. O objetivo do jogo é angariar fundos para apoiar o projeto “Futebol ao invés de exclusão”, promovido pela Diocese de Roma, para incentivar a inclusão dos Rom e das pessoas mais vulneráveis.

O evento, confiado ao Pontifício Conselho para a Cultura, foi proposto pela Organização Mundial dos Rom com sede em Zagreb e foi imediatamente acolhido. A organização vê o envolvimento de crianças e jovens por meio de um método que visa prevenir todas as formas de marginalização, com particular atenção às minorias e às pessoas com deficiência. Em 2017, a Fundação para as Crianças da UEFA reconheceu e incentivou este sistema de educação nos campos de futebol.

No futebol, o compromisso com a inclusão

O “Time do Papa – Fratelli tutti” é formado pela Guarda Suíça, funcionários do Vaticano, filhos de funcionários, sacerdotes que prestam serviço na Secretaria de Estado, na Cúria Romana e na Pontifícia Academia Eclesiástica.

Para testemunhar o compromisso concreto com a inclusão e o próprio sentido do jogo, três jovens migrantes acolhidos pela Comunidade de Sant’Egidio vão jogar no “Time do Papa”, bem como um jovem com Síndrome de Down, que vive a experiência desportiva de Special Olympics.

Francisco, no passado dia 14 de setembro em Košice, Eslováquia, ao encontrar-se com os Rom, recordou que “ser Igreja é viver como convocado por Deus, sentir-se eleito na vida, fazer parte da mesma equipe”. A partida de 21 de novembro casa perfeitamente com esse espírito.

A apresentação do amistoso será na terça-feira, 16, às 12h, na Sala São Pio X (Via della Conciliazione, 5), entre outros pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura; Dom Benoni Ambarus, bispo auxiliar de Roma; o presidente da Lazio Claudio Lotito e o capitão Ciro Immobile.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo