Francisco se reúne com responsáveis por órgãos vaticanos

Objetivo da reunião é discutir o agrupamento de vários órgãos vaticanos, segundo propostas apresentadas por Conselho de Cardeais

Rádio Vaticano

papa_dicasterios

Na manhã desta segunda-feira, 24, o Papa Francisco presidiu uma reunião com todos os responsáveis pelas Congregações e Pontifícios Conselhos do Vaticano.

A finalidade do encontro é discutir o agrupamento de vários dicastérios, segundo as propostas feitas pelo Conselho de Cardeais (C9), que ajuda Francisco no estudo da reforma da Cúria e no governo da Igreja.

Os responsáveis pelos dicastérios receberam, há alguns dias, um texto com as propostas de junção. Uma delas diz respeito a todas as instituições que se ocupam da caridade e de ações no campo social: neste caso, seriam unificados os Pontifícios Conselhos da Justiça e da Paz, Cor Unum, da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, para os Agentes de Saúde e a Cáritas Internacional.

Além dos aspectos técnicos, o projeto do C9 pretende apresentar aos chefes dos dicastérios o método seguido até agora, para racionalizar e potencializar as estruturas existentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo