Termina nesta sexta-feira, 8, em Recife, o Curso de Comunicação para bispos. O evento, que teve início no último dia 4, é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB. Os bispos se reuniram para debater os desafios da evangelização no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias.
O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e conferencista, Dom Claudio Maria Celli, abordou a “Comunicação e evangelização na era digital”. O Arcebispo citou o Papa Francisco como exemplo de uma comunicação audaciosa e eficaz. “O Papa captou profundamente esse conceito. Ele comunica de forma simples e direta. Por meio dos seus gestos, ele dá esperança a muita gente”, observou.
Dom Celli falou ainda da importância da interação por meio da comunicação com outras culturas. “Vivemos numa sociedade multicultural e multirreligiosa e é preciso manter um diálogo profundo e respeitoso com o outro, pois ele também pode enriquecer o meu caminho”, disse.
O curso ofereceu aos bispos painéis voltados ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. Foram oferecidos laboratórios práticos em técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais.
Participam do evento o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa, o diretor da revista jesuíta “Civiltà Cattolica”, padre Antonio Spadaro, e o anfitrião e Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, entre outras autoridades.