Desafio da Evangelização

França já não é mais católica, revela pesquisa

Uma conhecida revista religiosa informou recentemente que a França "já não é mais um país católico", logo de dar a conhecer uma pesquisa em que se aprecia uma descida, durante a última década, de 30 por cento no número de católicos no país galo. "Em suas instituições, mas também na mentalidade, França já não é mais um país católico", escreve Frederic Lenoir, editor principal da revista Le Monde des Religions (O Mundo das Religiões).

A princípios dos 90s, os católicos franceses constituíam 80 por cento da população total. Atualmente são 51 por cento, solo a metade afirma acreditar em Deus, e diz que segue sendo católico porque segue uma tradição familiar. Do mesmo modo, a pesquisa revela que só 10 por cento dos franceses assiste a Missa regularmente.

Por sua parte, os ateus subiram de 24 por cento em 1994 a 31 por cento, os seguidores do Islã constituem 4 por cento, os protestantes alcançam 3 por cento e os judeus são apenas um por cento dos franceses. Osmário Felício, membro da Comunidade Canção Nova que atualmente mora na Casa de Missão em Toulon – França, confirma estes dados, falando da grande necessidade de Evangelização que existe hoje no País.

"São muitas as Comunidade Católicas, vindas de diferentes páises, que hoje realizam um trabalho evangelizador na França de inúmeras formas: pela música, teatro, retiros de evangelização e pelos meios de Comunicação", explica. A Canção Nova faz seu trabalho evangelizador através da WEBTV e de encontros, onde a Palavra de Deus é pregada e tesmunhada.

Osmário conta que muitos já foram atingidos pelos testemunhos, artigos, músicas e palestras disponilizados no site, mas que esse número ainda é pequeno diante da realidade do País. O endereço da WEBTV para você conferir é: www.webtvcn.fr

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo