Reunião em Davos

Fórum Econômico Mundial começa hoje na Suíça

Líderes empresariais e governamentais se reúnem em Davos para discutir os desafios para o desenvolvimento mundial

Da Redação, com Rádio Vaticano

Começa nesta quarta-feira, 20, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, na Suíça. Criado para contribuir na solução dos problemas das épocas, o Fórum é realizado anualmente e reúne líderes empresariais e governamentais de todo o mundo, acadêmicos, jornalistas e representantes da sociedade civil. O objetivo é discutir os desafios para o desenvolvimento mundial e melhorar o ambiente de negócios.

A 46ª edição é dedicada à “Quarta revolução industrial” e se realiza no momento em que o medo da ameaça terrorista e a falta de respostas coerentes para a crise de refugiados na Europa se unem às dificuldades que a economia mundial encontra para voltar a crescer. Além disso, também é pauta no evento a forte desaceleração das economias emergentes.

Participação feminina aumenta

A organização do Fórum estima que o evento tenha, este ano, mais de 500 participantes do sexo feminino, cerca de 18% do total, e mais 1% do que em 2015. São políticas, empresárias e pesquisadoras que estão assumindo um papel de liderança no mundo de hoje e construindo as bases da economia do futuro.

Davos atrai muitas teorias da conspiração, mas o evento não tem passado de um grande encontro de conversas informais. Nos últimos anos, os organizadores reduziram os convites a chefes de Estado, para manter o caráter econômico e privado do evento.

Críticos dizem que o evento só serve para aumentar a globalização e este é um dos pontos mais polêmicos do Fórum. Enquanto se registram cada vez mais manifestações antiglobalização, os organizadores garantem que o Fórum serve apenas para “melhorar o estado do mundo”.

É comum aparecerem artistas no Fórum para chamar a atenção para temas quentes em debate. Este ano, por exemplo, Leonardo DiCaprio levará a Davos o seu empenho no combate às alterações climáticas.

O Brasil no evento

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, é o único representante do primeiro escalão do governo brasileiro a participar do encontro. Desde 2011, quando assumiu o cargo, a presidente Dilma Rousseff foi ao Fórum de Davos uma única vez, em 2014.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo