Tóquio

Forte terremoto sacode o Japão nesta segunda-feira

Um forte terremoto matou ao menos cinco pessoas no noroeste do Japão nesta segunda-feira. Mais de 600 pessoas ficaram feridas, casas foram derrubadas e houve um pequeno incêndio na maior usina nuclear do mundo.

Os prédios chegaram a tremer em Tóquio, e os reatores de usinas nucleares em Niigata desligaram-se automaticamente para checagens, embora não haja relatos de vazamento de radiação.

Duas mulheres na faixa dos 80 anos morreram quando suas casas ruíram durante o tremor de magnitude 6,8, na área de Niigata, cerca de 250 km noroeste de Tóquio, informou a imprensa japonesa.

Um porta-voz policial confirmou cinco mortes. A imprensa noticiou que uma outra idosa e um casal estariam entre os mortos. Cerca de 1.700 pessoas fugiram de suas casas para quase 100 centros de resgate, segundo a rede NHK e a Prefeitura de Niigata.

Um incêndio em um transformador elétrico na usina nuclear de Kashiwazaki Kariwa foi rapidamente extinto, mas ainda não está claro quando a companhia elétrica de Tóquio vai religar três unidades no complexo, disse Yoshinobu Kamijima, porta-voz da empresa.

O Japão é um dos países do mundo mais suscetíveis a terremotos, com um tremor ocorrendo a ao menos cada cinco minutos. Os mercados financeiros do país estão fechados nesta segunda-feira devido a um feriado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo