Sob domínio do EI

Forças iraquianas retomam controle do aeroporto de Mosul

O aeroporto de Mosul estava sob o domínio do grupo extremista Estado Islâmico, mas hoje as forças militares do Iraque conseguiram retomar o controle 

Da redação, com Ansa Brasil

Nesta quinta-feira, 23, as forças militares do Iraque conseguiram retomar o controle do aeroporto de Mosul que estava sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico, informaram fontes locais.

No entanto, há relatos de combates intensos e de vários feridos pela cidade, inclusive de militares dos Estados Unidos que operam com as tropas locais, confirmou o Pentágono, sem dar mais informações. Fontes disseram que o Estado Islâmico usou drones carregados de bomba e carros com explosivos para atacar os militares.

O Exército iraquiano lançou no último domingo, 19, uma nova ofensiva para tirar o EI da parte oeste de Mosul. Apesar da cidade ter sido retomada em janeiro, a região oeste ainda permanece sob poder dos jihadistas.

Mosul é a cidade onde o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, anunciou o estabelecimento de um califado islâmico em junho de 2014. Caso o grupo seja retirado completamente da cidade, terá perdido a maioria de seu território no Iraque. Mas o EI ainda atua na Síria e al-Baghdadi fugiu recentemente para o país vizinho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo