Turquia

Forças Armadas turcas promovem 99 coronéis em reformulação

 

Decisão do Conselho das Forças Armadas turcas foi aprovada pelo Presidente Tayyip Erdogan

Da redação, com Reuters

O mais alto conselho militar da Turquia promoveu 99 coronéis à patente de general ou almirante, e aposentou 48 generais em sua reformulação anual, informaram as Forças Armadas nesta sexta-feira, 29, embora a cúpula militar tenha sido pouco alterada após a tentativa fracassada de golpe neste mês.

O presidente Tayyip Erdogan aprovou as principais decisões do conselho, deixando o chefe das Forças Armadas, Hulusi Akar, e os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica em seus cargos, disse o porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin, separadamente a repórteres na noite de quinta-feira.

A reunião anual do Conselho Militar Supremo -presidido pelo primeiro-ministro Binali Yildirim e que inclui os principais líderes militares- seguiu a dispensa de quase 1.700 militares por conta de seus alegados papéis na tentativa fracassada de golpe em 15 e 16 de julho.

As dispensas incluem cerca de 40 por cento dos almirantes e generais da Turquia.

Um comunicado no website das Forças Armadas disse que, junto com a promoção de 99 coronéis, 16 generais e almirantes foram promovidos e que os mandatos de 20 generais e almirantes foram estendidos por um ano. Não há referência ao golpe na nota.

Entre as limitadas mudanças na alta cadeia de comando, o vice-chefe das Forças Armadas, Yasar Guler, foi nomeado para comandar a polícia turca, enquanto o chefe do prestigiado Primeiro Exército, general Umit Dundar, o substituiu como segundo em comando de Akar, informou o porta-voz presidencial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo