Desastre natural

Filipinas recebem auxílio após passagem de tufão

Autoridades filipinas já contabilizaram 63 pessoas mortas e outras 42 feridas e dúzias desaparecidas

Da redação, com Vatican News

As autoridades das Filipinas temem que mais 100 mortes possam ser contabilizadas devido aos fortes ventos, chuvas, inundações e deslizes trazidos pelo tufão Mangkhut, que chegou à região sudeste da Ásia.

Harry Roque, porta-voz do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse no início desta terça-feira, 18, que o tufão Mangkhut já deixou 63 pessoas mortas, 42 feridas e outra dúzia de pessoas desaparecidas.

O senador filipino e presidente da Cruz Vermelha no país, Richard Gordon, disse que cerca de 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão em diversas regiões das Filipinas e outras 11 milhões foram atingidas pelas inundações na região sul, o que os impede de retornar às fazendas de arroz.

Diocese de Baguio pede ajuda

Enquanto isto, a Diocese de Baguio pede ajuda para as famílias que foram atingidas durante o processo de evacuação no centro da província de Benguet. O padre Manuel Flores, coordenador da Ação Social da diocese, disse que enquanto as pessoas evacuavam a cidade de Baguio e voltavam para suas casas, vários municípios ainda estavam isolados por conta dos deslizamentos de terra.

Ainda de acordo com o Conselho de Gerenciamento para Redução de Riscos de Desastres (CDRRMC, siglam em inglês) as necessidades mais urgentes até o momento são água potável, comida, cobertores e roupa de cama.

Auxílio

O governo filipino comemorou a chegada dos primeiros navios vindos de outros países para ajudar as vítimas do tufão. A Austrália se comprometeu fornecer mais de 572 mil dólares em necessidades básicas, como esteiras, cobertores e kits de higiene para até 25 mil pessoas.

A agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Internacional e o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (ONU) estão coordenando com o Departamento das Filipinas para Desenvolvimento e Assistência Social o envio de 1100 toneladas de arroz.

Crianças sem escola

As crianças estão pagando um preço alto por conta da devastação promovida pelo tufão. A organização não-governamental Save the Children (Salve as Crianças, em tradução literal) disse nesta segunda-feira, 17, que mais de um milhão de crianças se encontram sem aulas e milhares de escolas foram devastadas pelo Mangkhut.

O Departamento de Educação filipino informou que mais de 4300 escolas permanecem suspensas por conta dos danos causados pelas tempestades ou pelo uso das salas de aula como centros de evacuação, o que afetou mais de um milhão de estudantes. Pelo menos 170 escolas sofreram inundações, enquanto quase 2 mil salas de aula foram totalmente destruídas ou sofreram vários danos.

A Save the Children está distribuindo ajuda para 800 das famílias mais afetadas, incluindo itens de higiene como xampu, sabonete e produtos de limpeza, além de panelas e frigideiras para cozinhar e coberturas plásticas para abrigos temporários.

O grupo de direitos das crianças está ajudando as crianças a voltar à escola rapidamente e fornecerá subsistência aos agricultores que sofreram grandes perdas de colheitas. A Save the Children tem uma longa história de resposta a tufões e outros fenômenos naturais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo