IGREJA

Filipinas: Entronizada réplica de véu que cobriu rosto de Cristo

A réplica foi doada ao templo da Sagrada Família, em Bagumbayan, por uma leiga que vive nos EUA, Daisy Neves, e um sacerdote  da Itália, Padre Carmine Cucinelli

Da redação, com Gaudium Press

O bispo de Pasig, Filipinas, Dom Mylo Hubert Vergara, presidiu a cerimônia de entronização de uma réplica do venerado Véu de Manoppello, um tecido que, segundo a tradição, acompanhou o Santo Sudário de Turim e ao Sudário de Oviedo na sepultura de Jesus Cristo. O templo da Sagrada Família em Bagumbayan é o segundo no mundo em ter uma réplica desta relíquia.

A réplica foi doada ao templo por uma leiga que vive nos Estados Unidos, Daisy Neves, e um sacerdote da Basílica do Volto Santo de Manoppello na Itália, o Padre Carmine Cucinelli. A relíquia original visitou as Filipinas em setembro de 2014 e atraiu milhares de devotos durante sua peregrinação de uma semana de duração.

Os fiéis beijaram o tecido no qual segundo a tradição ficou impresso o rosto de Jesus Cristo e que foi resguardado durante 500 anos em Manoppello, em Abruzzo.

A imagem é pouco conhecida fora da Itália, mas a devoção teve uma maior difusão depois de que no início do pontificado de Bento XVI, o hoje Papa emérito visitou o lugar e venerou a relíquia. O Pontífice afirmou ter desejado realizar esta peregrinação após ter lido um livro sobre a Face de Cristo registrada nesta tela e as descobertas científicas que sustentam a tradição sobre sua origem sagrada.

As investigações demonstraram que a figura do Véu de Manoppello coincide com o rosto que se aprecia no Santo Sudário de Turim, que a imagem não foi traçada mediante uma técnica artística ou outro meio humano e que a tela data de um tempo que coincide com a Crucifixão e Ressurreição do Senhor.

Apesar de que ambas imagens coincidem, parecem corresponder a instantes distintos, já que o Santo Sudário de Turim mostra a imagem de Cristo de olhos fechados e as feridas abertas, enquanto o Véu de Manoppello mostra claramente o rosto com os olhos abertos e as feridas fechadas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo