Realizar-se-á em Berhampore, Índia, um festival de filmes dedicados a Madre Teresa de Calcutá, a religiosa de origem albanesa, fundadora das Missionárias da Caridade. O evento terá a duração de quatro dias.
O festival terá início amanhã, quarta-feira, mas já neste domingo, foi inaugurada uma escultura representando Madre Teresa, colocada numa praça de Berhampore. A obra foi realizada pelo artista Kanchan Karmakar, natural dessa cidade.
Os cidadãos de Berhampore quiseram, assim, prestar homenagem à bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá, que visitou a cidade em 1988, por ocasião do centenário da morte de Dom Bosco.
O arcebispo de Calcutá, Dom Lucas Sirkar, juntamente com o bispo de Krishnagar, Joseph Suren Gomes, e o superior provincial dos salesianos de Kolkata, Pe. John Berger, inauguraram a escultura, durante uma cerimônia.
O festival de Berhampore se abrirá com um filme sobre a vida de Madre Teresa, realizado por Dominique Lapierre, que levou 15 anos para concluir sua obra. O segundo filme é um documentário intitulado "Madre Teresa", e o terceiro, um filme oficial sobre a vida de Madre Teresa intitulado "Madre Teresa: a herança", gravado no Vaticano, por ocasião da beatificação da religiosa, em 2003. O quarto e último filme, em língua bengalesa, é uma seleção de slides que mostram a missão de amor da religiosa albanesa para com os mais pobres.