Fátima, o principal santuário mariano português e um dos preferidos pelos peregrinos brasileiros que vão à Europa vai ganhar uma nova Igreja – a quarta maior do mundo.
Com capacidade para 8.760 pessoas sentadas, é inaugurada nesta sexta-feira, 12, a Igreja da Santíssima Trindade, a maior do país, chamada carinhosamente pelos moradores locais como "segunda basílica". A Igreja foi construída a poucos metros da antiga.
A dedicação da Igreja da Santíssima Trindade constitui uma celebração que segue uma prática muito antiga nos ritos litúrgicos, tanto do Oriente como do Ocidente. É um modo de declarar publicamente que o edifício é dedicado ao louvor a Deus e à celebração da salvação divina através das ações litúrgicas, às orações da comunidade e orações pessoais. O rito da dedicação da Igreja e do altar é tido entre as ações litúrgicas mais solenes.
A nova Igreja, de formato circular e com 125 metros de diâmetro e 15 metros de altura, será inaugurada pelo enviado do papa, o Cardeal Tarcisio Bertone, com uma sequência de 12 missas em oito línguas: português, inglês, italiano, francês, espanhol, alemão, holandês e polonês.
Duzentos e cinqüenta mil peregrinos devem visitar o santuário mariano de Fátima, Portugal, de amanhã a domingo. A previsão é dos órgãos portugueses responsáveis pela segurança das celebrações pelos 90 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, neste final de semana.
A inauguração da Igreja da Santíssima Trindade é o ponto alto das comemorações dos 90 anos das primeiras aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos em Fátima.
Nossa Senhora apareceu em Fátima, em 13 de maio de 1917, a três crianças: os pastores Francisco, Jacinta e Lúcia.