Histórico

Farc oficializam fim definitivo de conflito armado na Colômbia

A decisão das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ordenam cessar-fogo definitivo após quatro anos de negociação

Da redação, com Reuters

O mais alto comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ordenou nesse domingo, 28, que todos os combatentes suspendam ações ofensivas contra a população civil e as Forças Armadas, em uma decisão que marca o fim do conflito armado e o início oficial do cessar-fogo bilateral firmado com o governo.

A ordem de Rodrigo Londoño, conhecido como “Timochenko” e número um das Farc, foi dada após o grupo rebelde concluir uma histórica negociação em Cuba de quase quatro anos com o governo do presidente Juan Manuel Santos para acabar com o confronto que deixou 220 mil mortos em mais de meio século.

“Em minha condição de Comandante do Estado-Maior Central das Farc-EP, ordeno a todos os nossos controles, todas as nossas unidades, todas os nossos e nossas combatentes, a cessar fogo e todas as hostilidades, de maneira definitiva, contra o Estado colombiano, a partir das 24h da noite de hoje”, disse Londoño em Havana.

Anteriormente, o presidente Santos também havia ordenado que as forças militares cessassem ações ofensivas contra as Farc a partir do primeiro minuto desta segunda-feira, oficializando um acordo bilateral e definitivo assinado em 23 de junho.

“As rivalidades e rancores ficam no passado. Hoje, mais do que nunca, lamentamos tantas mortes e dores ocasionadas pela guerra. Hoje, mais do que nunca, queremos abraçá-los como compatriotas e começar a trabalhar juntos por uma nova Colômbia”, disse Londoño.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo