Total de alimentos desperdiçados seria suficiente para saciar 37% da população mundial que passa fome, diz organização
Da redação, com Agência Fides
Na América Latina e no Caribe, são desperdiçadas, a cada dia, 348 mil toneladas de alimentos, suficientes para saciar 37% da população mundial que passa fome. É o que aponta um recente relatório da Food and Agriculture Organization delle Nazioni Unite (FAO) sobre a situação na América Latina e Caribe, divulgado nesta sexta-feira, 1º, pela Agência Fides.
O relatório aponta que 36 milhões de pessoas na região poderiam satisfazer as suas exigências alimentares com o alimento desperdiçado na venda direta aos consumidores: esta cifra é superior à população total do Peru e de todas as pessoas que sofrem a fome na América Latina e no Caribe.
O documento indica ainda que a cada ano são desperdiçadas 127 milhões de toneladas de alimentos, 223 kg por habitante, que seriam suficientes para satisfazer as exigências alimentares de 300 milhões de pessoas no mundo.
Apesar de ser um problema alarmante, a FAO atesta que a região está trabalhando para reduzir as perdas. Para inverter esta situação, os governos da região, com o apoio da organização, instituíram uma rede de especialistas, uma estratégia regional e uma Aliança regional para enfrentar o problema.
A FAO lembra que a luta contra o desperdício alimentar é parte principal do plano para a segurança alimentar, a nutrição e erradicação da fome na Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe.