Vaticano anuncia

Família é tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015

Tema foi escolhido pelo Papa; em 2015, temática também estará em destaque por ocasião do Sínodo dos Bispos e do Encontro Mundial das Famílias

Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé
Da Redação

Famílias vão estar em destaque em 2015: no Sínodo, no Encontro Mundial das Famílias e no Dia das Comunicações / Foto: Arquivo

Famílias vão estar em destaque em 2015: no Sínodo, no Encontro Mundial das Famílias e no Dia das Comunicações / Foto: Arquivo

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira, 29, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2015. A família é a temática central: “Comunicar a família. Ambiente privilegiado do encontro, na gratuidade do amor”.

A mensagem do Santo Padre para a ocasião, texto que será divulgado posteriormente, estará em sintonia com outros eventos dedicados à família em 2015. No ano que vem, serão realizados o Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia (EUA), e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai complementar a Assembleia Geral Extraordinária deste ano (5 a 19 de outubro) que tem como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Em comunicado divulgado hoje, o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais destaca o papel da Igreja na propagação dos valores familiares. “A Igreja hoje deve novamente aprender a dizer o quanto a família seja um grande dom, bom e belo. É chamada a encontrar o modo para expressar que a gratuidade do amor, que se oferece aos esposos, aproxima todos os homens a Deus e esta é uma tarefa magnífica. Por que? Porque direciona o olhar à verdadeira realidade do homem e abre as portas para o futuro, a vida”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é o único dia estabelecido no Concílio Vaticano II, durante o pontificado de Paulo VI, com o decreto Inter Mirifica. Desde então, a data vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (em 2015, 17 de maio).

A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. Em 2014, o tema da mensagem para a data foi “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo