Plenário da Comissão Episcopal

'Família e educação cristã na América Latina'

De 17 a 21 de janeiro, vai acontecer no Vaticano, sob orientação do respectivo presidente, o Cardeal Giovanni Battista Re – também prefeito para a Congregação para os Bispos – e do vice-presidente D. Luiz Robles Diaz, os trabalhos da Assembléia plenária da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Por ocasião da V Conferência Geral dos Episcopados Latino-americanos e do Caribe, o tema central dos trabalhos será "família e educação cristã na América Latina". Efetivamente, família e educação católica fazem parte das questões centrais que serão abordadas na Conferência do CELAM, em maio deste ano, no Santuário Nacional de Aparecida, no Brasil.

Todos os Relatórios das 22 Conferências Episcopais latino-americanas destacam estes temas como prioridades essenciais, até porque ali se assiste, já há alguns anos, a uma ênfase de propostas que, a pretexto da laicidade do Estado (entendida como laicismo), acabam por se configurar como verdadeiros ataques à educação católica.

Por outro lado, é de conhecimento como tem se colocado em discussão a natureza e a centralidade da família e o direito dos pais a decidirem a educação a dar aos filhos. Nos países cujos temas não estiveram no centros dos debates relativos às reformas constitucionais, eles emergiram a propósito de numerosos projetos de lei sobre a matéria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo