Fátima

Faleceu o Reitor do Santuário de Fátima em Zakopane

Faleceu, com 62 anos, durante a madrugada de 25 de Maio, o Reitor do Santuário de Fátima em Zakopane, na Polónia. O Santuário de Fátima em Portugal presta-lhe sentida homenagem. O Padre Miroslaw Drozdek, amigo pessoal do Papa João Paulo II, acompanhou numerosos grupos de peregrinos polacos ao Santuário de Fátima, em Portugal, durante vários anos.

Muito devoto de Nossa Senhora de Fátima, o P. Drozdek foi um grande arauto da história e da mensagem de Fátima. Nos últimos anos, o P. Drozdek também acompanhou ao santuário português vários órgãos de comunicação social da Polónia, sempre com o intuito de difundir a devoção a Nossa Senhora.

Por diversas ocasiões, o P. Drozdek foi intermediário entre o Santuário de Fátima e o Papa João Paulo II, para entrega das várias ofertas que o Sumo Pontífice efectuou ao santuário português.

Também por ocasião da oferta da 1ª Pedra para a Igreja da Santíssima Trindade, em construção no Santuário de Fátima, o Reitor do Santuário de Fátima em Portugal, Mons. Luciano Guerra, recebeu um pedaço de pedra extraída do túmulo de S. Pedro das mãos de João Paulo II. Acompanhou este acto o P. Drozdek.

A devoção a Nossa Senhora na Polónia

No dia 8 de Setembro de 1948, os bispos polacos consagraram a nação polaca ao Imaculado Coração de Maria, no santuário mariano de Czestochowa, da Virgem Negra. Este acto de consagração, pedido por Nossa Senhora em Fátima, é reconhecido como o início da devoção a Nossa Senhora de Fátima na Polónia.

Santuário de Fátima em Zakopane

Em 1950 os padres Palotinos chegaram a Zakopane, em Kreptowki, e criaram o centro de devoção à Virgem de Fátima, que se estendeu muito rapidamente por todo o país. Em 1987, o Santo Padre João Paulo II corou a imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada naquele lugar e mais tarde, em 1997, durante a viagem apostólica ao seu país natal, João Paulo II, sagrou esta igreja–santuário, tendo proclamado oficialmente que o facto de ter sobrevivido ao atentado de 13 de Maio de 1981 se deveu à intercessão da Virgem de Fátima. “A minha vida foi salva por intercessão da Virgem de Fátima”, disse o Sumo Pontífice polaco.

Por ocasião da consagração deste Santuário, João Paulo II benzeu três outras imagens de Nossa Senhora de Fátima, destinadas a igrejas em construção: uma em Moscovo (Rússia), outra em Karaganda (Cazaquistão) e uma terceira em Wesd (Sibéria).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo