Padre Pasquale Foresi

Falece o cofundador dos Focolares, padre Chiaretto

Padre Pasquale Foresi, o Chiaretto, ingressou no Movimento dos Focolares em 1949, a convite de Chiara Lubich

Da redação, com Focolares

pasquale_focolaresFaleceu neste domingo, 14, o cofundador do Movimento dos Focolares, padre Pasquale Foresi, conhecido também como Chiaretto. Ele foi o primeiro sacerdote do Movimento e viveu os últimos anos longe dos holofotes, em Rocca di Papa (Itália), junto a alguns dos primeiros focolarinos: Marco Tecilla, Bruno Venturini, Giorgio Marchetti.

Sua figura é considerada muito importante na história dos Focolares: ele tinha apenas 20 anos quando, em 1949, Chiara Lubich lhe pediu para partilhar a responsabilidade do nascente Movimento.

Chiara Lubich percebeu que Pasquale Foresi tinha um papel especial para o desenvolvimento do Movimento dos Focolares: o da encarnação do carisma da unidade, e por isso o considerava, junto a Igino Giordani, seu cofundador.

Em 1949, ano em que conheceu Chiara e o Movimento, Pasquale Foresi havia sentido a vocação ao sacerdócio e frequentava o seminário de Pistoia e o Colégio Capranica, em Roma.

“Estava contente, satisfeito com a minha escolha. Porém, num determinado momento, não tive uma crise de fé, mas simplesmente comecei a ver tudo com outros olhos. (…). Foi nesse período que conheci o Movimento dos Focolares. Nas pessoas que participavam dele notei uma fé absoluta na Igreja católica e, ao mesmo tempo, uma vida evangélica radical. Entendi que aquele era o meu lugar e, muito em breve, a ideia do sacerdócio retornou”, contou Chiaretto.

Tornou-se o primeiro focolarino sacerdote. Depois dele outros focolarinos perceberam este chamado especial, a serviço do Movimento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo