Guaxupé

Falece aos 91 anos, Dom José de Almeida

Faleceu na última sexta-feira, 30, o bispo emérito de Guaxupé (MG), Dom José de Almeida Batista Pereira. Seu sepultamento ocorreu no sábado, na catedral de Nova Friburgo (RJ), após a missa de exéquias às 15h.

"Ficamos muito tristes e, ao mesmo tempo, agradecidos pelo trabalho que Dom José Almeida realizou em nossa diocese durante 12 anos", disse o bispo de Guaxupé, Dom José Lanza Neto.

Natural de São Gonçalo (RJ), Dom José de Almeida tinha 91 anos e era irmão do arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista, falecido em 2001. Foi bispo auxiliar de Niterói (RJ) de 1954 a 1955; 1º bispo de Sete Lagoas (MG) de 1955 a 1964; bispo de Guaxupé de 1964 a 1976 quando se tornou emérito. Atualmente, residia e colaborava na diocese de Nova Friburgo.

Deixou escritos os livros: O Homem, Desafio de Hoje e de Sempre; Catequese Bíblica do Rosário da Virgem; Introdução à Sociologia (pro manuscripto); História de São José do Ribeirão, RJ (inédito).

Em nota a CNBB expressou seu pesar pelo falecimento de Dom José e destacou seu "exemplo de um pastor dedicado que soube amar e servir na gratuidade".

Leia a íntegra

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto" (Jn 12, 24).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta seu pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de Guaxupé (MG), Dom José de Almeida Batista Pereira, ocorrido na sexta-feira, 30 de janeiro.

Chamado para a Casa do Pai aos 91 anos, Dom José de Almeida nos deixa o exemplo de um pastor dedicado que soube amar e servir na gratuidade, seja como bispo auxiliar de Niterói, no Rio de Janeiro, seja nas dioceses mineiras de Sete Lagoas e Guaxupé. Emérito, continuou solícito e colaborou de forma admirável com a diocese de Nova Friburgo onde passou a residir.

Elevamos a Deus nossas orações confiantes em favor deste pastor que passou sua vida fazendo o bem. Com São Paulo, certamente, ele pôde dizer: "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé" (2Tm 4,7). Que ele receba a glória reservada para os justos.

Brasília, 31 de janeiro de 2009

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo