Investigação

Examinar caixas-pretas de voo da Air France pode levar meses

Investigadores que analisam o acidente com um avião da Air France que caiu no oceano Atlântico vão começar a decodificar as caixas-pretas da aeronave, mas disseram que isso pode levar meses e que não há garantias de que as causas do acidente, que matou todas as 228 pessoas a bordo, serão descobertas.

Os gravadores de dados e de voz, que na verdade são laranjas, foram recuperados do fundo do mar e mostrados pela primeira vez nesta quinta-feira, 12.

Os investigadores disseram que pode levar meses para processar quaisquer informações coletadas e que não pode ser possível determinar o que deu errado antes do acidente, que aconteceu em 2009, quando o avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris caiu no mar após enfrentar uma forte tempestade.

"Esperamos pode lê-las, mesmo que isso ainda não esteja garantido", disse Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, a agência francesa que investiga acidentes aéreos, a jornalistas.

Ele disse que levará no mínimo três dias para que sejam extraídas cópias dos dados –uma para a equipe que investiga o acidente e outra para os promotores franceses que analisam o caso– mas que pode levar meses para juntar as informações e determinar o que ocorreu.

"É um processo muito complexo", disse Troadec em entrevista coletiva que contou com a presença de familiares das vítimas. "Levará uma certa quantidade de tempo."

No melhor cenário possível, um relatório com as descobertas pode ser divulgado no início de 2012.

Cerca de 50 corpos foram localizados no local do acidente, disse o promotor público francês Jean Quintard.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo