Roma

Ex-presidente italiano morre de insuficiência respiratória

Faleceu em Roma nesta terça-feira, 17, o ex-presidente italiano Francesco Cossiga, de 82 anos. Ele fora internado no hospital Agostino Gemelli para tratar de uma insuficiência respiratória, mas seu estado teria se agravado nos últimos dias. Segundo jornais italianos, uma crise cardiorrespiratória teria sido a causa de sua morte.

De acordo com o periódico Corriere della Sera, pouco tempo após a notícia de seu falecimento diversas manifestações de políticos locais e também mundiais, bem como de autoridades diversas, começaram a chegar. Tão logo teve conhecimento, o Papa Bento XVI ficou "profundamente entristecido" e assegurou "orações para o ex-presidente e proximidade à família".

O Santo Padre e o ex-presidente italiano Cossiga possuíam uma relação próxima. Há apenas poucos dias Bento XVI havia enviado Dom Rino Fisichella em seu nome para visitar Cossiga, e nos meses anteriores ao agravamento de seu estado de saúde o Pontífice e o político teriam se falado algumas vezes ao telefone.

Francesco Cossiga, conhecido na Itália como Picconattore. era também senador vitalício e foi o oitavo presidente da República italiana. Ele governou o país de 1985 a 1992.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo