Sentença

Ex-mordomo do Papa é condenado a 1 ano e meio de prisão

O ex-mordomo do Papa Bento XVI, Paolo Gabriele, foi condenado a um ano e meio de prisão pelo roubo qualificado de documentos reservados da Santa Sé, caso conhecido como "vatileaks". O Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano emitiu a sentença no último sábado, 6.

“O acusado Paolo Gabriele é declarado culpado do delito previsto no artigo 404, parágrafo primeiro, por ter efetuado – com abuso de confiança derivado das relações de trabalho relacionadas com sua prestação de serviço – a subtração de coisas que devido a essas relações são deixadas ou expostas à boa fé da pessoa”, relata a sentança.

“Portanto, o Tribunal o condena à pena de três anos de reclusão”.

“Tendo em vista o artigo 26 da lei de 21 de junho de 1969, e dada a ausência de antecedentes criminais, os resultados do estado de serviço em época antecedente aos feitos em questão, a convicção subjetiva – porém errônea – indicada pelo acusado como motivo de sua conduta, bem como sua declaração de ter tomado consciência de que traiu a confiança do Santo Padre, diminui a pena a um ano e seis meses de prisão e o condena ao pagamento dos custos processuais”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo