Encerrou-se segunda-feira, 1º, em Castelgandolfo, a reunião anual do Ratzinger Schulerkreis, círculo que reúne os ex-alunos de doutorado e pós-doutorado do Papa. Na conclusão do encontro, foi anunciada a criação, nos próximos meses, de uma fundação para promover o pensamento de Bento XVI.
Esta foi a 30ª edição do encontro do Schulerkreis, desde que foi constituído, quando o então professor Joseph Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique e criado cardeal, em 1977. De acordo com um comunicado de Padre Vincent Twomey, missionário do Verbo Divino e membro do Círculo, estiveram presentes cerca de 40 ex-alunos.
Esta sessão teve na liderança o arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schonborn, que adiantou que os detalhes relativos à Fundação Joseph Ratzinger/ Papa Bento serão apresentados publicamente em 12 de novembro, em Munique, cidade escolhida como sede da entidade.
Para refletir o caráter internacional dos Schulerkreis, os membros do Conselho de Administração da Fundação virão da Alemanha, Portugal, Irlanda, Benin e Estados Unidos. A instituição se dedicará à promoção da teologia, no espírito de Joseph Ratzinger.
Durante o encontro deste ano, foram convidados dois luteranos especialistas em Escrituras, professores da Universidade de Tubinga, onde Ratzinger lecionou durante os anos 60. Eles expuseram suas reflexões ao Papa.
Ainda segundo o comunicado, Bento XVI, que está escrevendo o segundo volume de seu livro Jesus de Nazaré, participou da viva discussão com a mesma franqueza, sentido de humor e clareza que caracterizaram todos os seus seminários e cursos universitários.
Pela primeira vez, estudantes de doutorado participaram do encontro entre o pontífice e seus ex-alunos. Cerca de 17 jovens teólogos apresentaram projetos de pesquisa. Na interpretação dos membros do Círculo, isto representou o 'início de uma nova geração de estudantes do pensamento de Ratzinger'.