A V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe, que acontece em Aparecida (SP) desde o dia 13, está tentando olhar para a realidade atual e entender como deve continuar o trabalho de evangelização, em especial a evangelização dos jovens.
"A juventude ocupa um lugar muito especial na evangelização porque são as novas gerações que também querem conhecer Jesus Cristo, e se colocar à disposição d’Ele", afirmou o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.
O Arcebispo ressaltou que a V Conferência tem os olhos voltados para a juventude de um modo especial, porque serão as novas gerações que logo mais estarão com a responsabilidade da Igreja e da sociedade nas suas mãos, de modo que precisam ser bem preparadas, e a Igreja precisa dar condições a elas para que possam se encontrar com Jesus Cristo, com sua proposta no Seu Evangelho.
Referindo-se aos trabalhos em andamento na Conferência, Dom Odilo explicou que está se caminhando agora para a elaboração de propostas pastorais: "Nós estivemos na semana que passou nos ocupando com o 'ver' sobre a realidade latino-americana e sobre a Igreja na América Latina, as várias questões, situações. E é claro, não é preciso falar que há muitos problemas e desafios. Isso que estamos, justamente, querendo ver, mas, há muita coisa bonita, muita graça de Deus também, muitas coisas que oferecem muita esperança. Entramos na fase de elaboração de propostas pastorais, para que possamos fazer frente às necessidades que estão aí. E uma das grandes questões é a evangelização da juventude".
E recordando os trabalhos da CNBB, com os quais se ocupou durante as duas últimas Assembléias Gerais, emitindo um grande documento sobre a evangelização da juventude, o Arcebispo disse que a V Conferência está trabalhando sobre como envolver os jovens na questão da evangelização.
"Primeiramente dar a eles condições de sentirem o gosto, a alegria de serem cristãos, do encontro com Deus, a alegria de pertencerem à Igreja, de conhecerem bem os fundamentos da própria fé e, por outro lado, de colocarem o dinamismo, a alegria, a esperança deles também a serviço da missão da Igreja, que naturalmente, é um serviço de vida da Igreja, mas é também um serviço do mundo", ressaltou.
"Ajudar os jovens. Estimulá-los para se colocarem à disposição do mundo, do crescimento e da superação das situações complicadas do mundo, seus dons, sua alegria e a sua fé", concluiu Dom Odilo, afirmando que esta é uma grande preocupação da V Conferência em relação aos jovens.