Preparativos

EUA seleciona público para o discurso do Papa no Capitol Hill

Os membros da Câmera e Senado, obviamente o presidente dos EUA, Barack Obama, e o vice-presidente, Joe Biden, estão na lista do Congresso americano

Da redação, com Rádio Vaticano

A Câmara dos Representantes nos Estados Unidos da América aprovou uma norma sobre quem poderá acompanhar o discurso do Papa Francisco no Congresso, previsto para o dia 24 de setembro, durante sua visita ao País.

Segundo a regra, os ex-membros do Congresso dos Estados Unidos não poderão presenciar o discurso. Ao contrário de outras importantes intervenções, como o discurso sobre o Estado da União, desta vez os ex-membros não “satisfazem” os padrões exigidos.

“Penso que exista literalmente um incontrolável interesse da parte de todos pela visita do Papa”, disse o porta-voz da Casa Branca, Newt Gingrich, ao jornal Washington Post. “Lembrem quanto foi grande o desejo quando veio (o premiê israelense Benyamin) Netanyahu, desta vez será ainda maior. Esse pode ser o único modo pra rendê-lo controlável”. A porta-voz do republicano John Boehner, presidente da Câmara dos Representantes, explicou que os parlamentares querem garantir um “evento seguro e solene”.

Entre os poucos “eleitos” que poderão assistir ao discurso, estão os atuais membros da Câmera e Senado, obviamente o presidente dos EUA, Barack Obama, e o vice-presidente, Joe Biden.

Todavia, existe uma esperança também para quem nunca esteve no Capitol Hill: cada membro do Congresso tem um bilhete por pessoa para convidar um hóspede pra acompanhar, da galeria, o discurso de Francisco. Mas isso não é tudo porque, em base de regra, poderão participar ‘outras pessoas indicadas’ pelo próprio Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo