Relações entre as potências

EUA e Europa fecham acordo para reduzir barreiras comerciais

Trump e Juncker concordaram trabalhar a fim de reduzir barreiras comerciais entre as duas potências

Da redação, com Reuters

Juncker e Trump em coletiva sobre acordos comerciais / Foto: Reprodução Reuters

Após um encontro nesta quarta-feira, 26, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da União Europeia, Jean-Claude Juncker, acordaram trabalhar em propostas que levem à redução de barreiras comerciais entre as duas potências.

“Concordamos hoje, antes de mais nada, em trabalharmos juntos para zerar as tarifas, zerar as barreiras tarifárias e os subsídios para bens industriais não-automotivos”, disse Trump aos repórteres na Casa Branca durante uma coletiva de imprensa. “Também trabalharemos juntos para reduzir as barreiras e aumentar o comércio em setores como serviços, químicos, farmacêuticos e produtos médicos e soja”, acrescentou.

Leia mais
.: Trump se reúne com líderes da União Europeia

“Quando fui convidado para vir à Casa Branca, só tinha uma intenção: sair daqui com um acordo. E fizemos este acordo hoje. Identificamos áreas em que trabalharemos juntos. Trabalharemos em tarifas zeradas para bens industriais, esta era a minha intenção”, disse o presidente da União Europeia, Jean-Claude Juncker.

De acordo com Juncker, o gás natural também foi tema de debate no acordo. Serão construídos mais terminais para que o gás seja importado dos Estados Unidos. “Concordamos em estabelecer um padrão de diálogo”, explicou Juncker. “No que diz respeito à agricultura, a União Europeia pode importar mais soja dos Estados Unidos e isto será feito”, reiterou.

Acordo de um trilhão de dólares

Segundo o presidente estadunidense, atualmente os Estados Unidos e a União Europeia mantêm juntos um acordo bilateral no valor de um trilhão de dólares — o maior pacto econômico em qualquer parte do mundo, assegura Trump.

Na reunião desta quarta-feira, 25, os dois líderes concordaram que o comércio em torno da soja é algo que será feito imediatamente, afirmou. “A soja é algo muito importante. E a União Europeia começará quase que imediatamente a comprar muita soja. Há um mercado enorme para comprarem soja de nossos fazendeiros do Centro-Oeste, principalmente. E agradeço Jean-Claude por isto”, disse Trump.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo