Washington

EUA e Brasil apresentam iniciativa conjunta contra corrupção

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, apresentaram nesta terça-feira, 12, em Washington a Sociedade de Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês), uma iniciativa multilateral contra a corrupção.

A OGP pretende ser uma ferramenta para "favorecer a transparência, dar mais participação aos cidadãos e lutar contra a corrupção", explicou Hillary nesta terça-feira durante um ato no Departamento de Estado.

A iniciativa será lançada de maneira oficial no marco da Assembleia Geral da ONU, em setembro, e será presidida por Brasil e Estados Unidos no primeiro ano.

Por enquanto, a OGP será supervisionada por um comitê diretor, do qual farão parte, além de Brasil e EUA, México, Filipinas, África do Sul, Noruega, Indonésia e Reino Unido.

A colaboração entre Washington e Brasília em prol da transparência governamental foi um dos temas da visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil em março passado.

Os países que lideram a iniciativa apresentarão uma declaração de princípios na Assembleia Geral da ONU em setembro, a partir da qual começará a ser elaborado um plano de ação.

A OGP está projetada sobre a base da ideia que Obama lançou em seu discurso diante também da Assembleia Geral da ONU em setembro do ano passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo