3 a 9 de janeiro

EUA celebra, em janeiro, Semana Nacional das Migrações

A Semana Nacional das Migrações acontece anualmente e o tema de 2016 é: “Era estrangeiro e me acolhestes”

Da redação, com Rádio Vaticano

De 3 a 9 de janeiro de 2016 acontece nos EUA a Semana Nacional das Migrações, cujo tema é “Era estrangeiro e me acolhestes” e foi inspirado no versículo de Mateus (Mt 25,35). Realizado anualmente, o evento é organizado pela Conferência Episcopal Estadunidense (Usccb).

“O apelo a acolher o estrangeiro desempenha um papel importante na vida dos fiéis cristãos, em particular, para aqueles que trabalham no âmbito das migrações”, lê-se na nota dos bispos.

Migrante precisa do suporte da comunidade local

“O migrante sai de uma nação para outra e é um estrangeiro que realmente se encontra tendo que enfrentar numerosas dificuldades, entre as quais, uma língua não-familiar e costumes diferentes”, prossegue a nota.

Por isso, “o migrante necessita do suporte das comunidades locais, a fim de que possa adaptar-se ao novo ambiente da melhor forma possível”, ressaltam os bispos.

A Semana Nacional das Migrações teve início nos EUA 26 anos atrás, com o objetivo de sensibilizar os fiéis e os agentes eclesiais sobre o tema dos migrantes.

Atenção particular no Jubileu da misericórdia

Programada todos os anos para o mês de janeiro, a iniciativa antecipa, em um certo sentido, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se celebra no dia 17 do mesmo mês.

O Papa sempre difunde uma mensagem para a ocasião. O tema escolhido para a edição 2016 foi “Migrantes e refugiados nos interpelam. A resposta do Evangelho da misericórdia”, com uma clara referência ao Jubileu extraordinário da Misericórdia, oficialmente iniciado neste 8 de dezembro – solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora – e que se estenderá até 20 de novembro de 2016 – solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo