Indignação

Estupro de religiosa na Índia: chocados, bispos divulgam nota

O crime aconteceu na última sexta-feira. Além do estupro, os agressores também atacaram outras religiosas e profanaram hóstias consagradas na capela

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Conferência episcopal da Índia (Cbci) emitiu uma nota na qual expressa profunda indignação e dor diante da notícia do estupro coletivo da madre superiora do convento das Irmãs de Jesus e Maria em Ranagath, no estado de Bengala, na última sexta-feira,13.

“Uma ação brutal e desumana da qual os cidadãos deveriam se envergonhar”, diz a nota.

Além do estupro, os agressores também atacaram outras religiosas e profanaram as hóstias consagradas na capela. Quatro homens já foram presos.

Além de exprimir solidariedade às vítimas, os bispos pedem ao primeiro ministro do Estado medidas para proteger as instituições religiosas. “Cujo generoso serviço [das instituições] contribuiu tanto para o desenvolvimento assim como para o progresso de nossa cara nação”.

O presidente dos bispos indianos de rito latino (Ccbi), Cardeal Oswald Gracias, em entrevista à agência Asianews, considerou o ato como sendo “mais do que desprezível” e “depravado”.

O presidente do Conselho dos cristãos da Índia (Global Council of Indian Christians – Gcic), Sajan George, criticou a apatia das autoridades em promover justiça diante desses atos. “O que permite o crescimento destas violências”.

As agressões somam-se ao clima já tenso da comunidade cristã, que está no alvo dos integralistas hindus. Além disso, o Primeiro-Ministro Narendra Modi foi muito criticado nos últimos meses por não ter se posicionado concretamente contra a violência religiosa e contra as chamadas “reconversões forçadas” ao hinduísmo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo