Perseguição religiosa

Estado Islâmico já sequestrou mais de 350 cristãos na Síria

Pelo menos 350 cristãos foram capturados pelo autoproclamado Estado Islâmico, na região nordeste da Síria

Da redação, com Rádio Vaticano

Já são mais de 350 cristãos sequestrados no nordeste da Síria por milicianos do autoproclamado “Estado Islâmico”. Pelo menos três mil fugiram dos povoados atacados; muitos deles são sírio-católicos.

“Seguramente é um genocídio! Pedimos aos nossos irmãos e irmãs da Europa, especialmente aos católicos, os verdadeiros católicos, que pensem em seus irmãos do Oriente Médio que estão sofrendo estas perseguições”, pediu o Patriarca da Igreja Sírio-católica, Ignace Youssif III Younan, que também criticou a postura da comunidade internacional com relação à Síria.

“A comunidade internacional – as Nações Unidas, os Estados Unidos, a União Europeia – infelizmente nos traíram! Estão somente buscando seus interesses econômicos no petróleo. São aliados com sistemas de governo que estão entre os mais integralistas do mundo, onde não existe liberdade religiosa, nem civil e onde as mulheres não tem quase nenhum direito. Assim, estão esquecendo os seus princípios de verdadeira democracia”.

Leia também:
.: Iraque faz ofensiva para retomar área ocupada pelo EI

Combate aos jihadistas

Segundo o Patriarca sírio-católico, para interromper o jihadistas é necessário, antes de tudo, cessar as chamadas “oposições moderadas”, incabíveis no Oriente Médio. Para ele, enquanto não houver clara separação entre religião e política, não haverá uma verdadeira, democrática e moderada oposição.

Oração do Papa

O Patriarca também dirigiu um agradecimento ao Papa Francisco que “desde o início de seu pontificado ocupou-se destes dramas do Oriente Médio”, marcado por “perseguições, onde existem mortes e deportações”.

“Temos confiança que o Santo Padre continuará a defender  a causa dos fracos, daqueles que são ignorados por aqueles países que veem somente o petróleo como aquilo que salvará a sua economia. Nós sabemos que o Santo Padre proclama por tudo que o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra pronunciada pela boca do Senhor e isto quer dizer palavra de paz e de verdade”, disse.

Na tarde deste domingo, 1º, cerca de 19 cristãos assírios foram libertados pelo Estado Islâmico. Eles fazem parte do grupo de 220 cristãos sequestrados no dia 23 de fevereiro, em aldeias cristãs espalhadas ao longo do Rio Khabur, na província nordeste da Síria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo