Estado Islâmico destrói um dos monumentos católicos mais importantes da Síria
Da redação, com Agência Ecclesia
Militantes do grupo extremista Estado Islâmico atacaram e destruíram o mosteiro de Mar Elian, considerado um dos monumentos católicos mais importantes da Síria.
A notícia foi publicada nesta sexta-feira, 21, na edição do jornal L’Osservatore Romano, do Vaticano, que fala em mais um “episódio” demonstrativo da “fúria iconoclasta do grupo jihadista”.
Leia mais:
.: Estado Islâmico destrói fachada de Igreja em Mosul
.: EI explode igreja na Síria no Domingo de Páscoa
.: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitará a Síria
Situado na localidade de Qaryqatayn, próximo de Homs, o mosteiro originário do século V albergava uma relíquia com os restos mortais de Santo Elian, figura que segundo a tradição cristã terá sido martirizada em 285 d.C.
Além de arrasarem a igreja local, os membros do Estado Islâmico profanaram a referida relíquia, numa incursão que quiseram deixar documentada através da divulgação de um conjunto de fotografias.
Todos os anos, o mosteiro de Mar Elian acolhia “milhares de peregrinos, por ocasião da memória litúrgica do santo, a 9 de setembro”.
O próprio prior do mosteiro, padre Jacques Mouraud, permanece desaparecido desde maio, depois de ter sido raptado, alegadamente pelo Estado Islâmico.
Qaryqatayn mosteiro Santo Elian