"Evangelii Gaudium"

Especialistas analisam Exortação Apostólica de Francisco

A Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), divulgada nesta terça-feira, 26, representa uma "Carta Magna" para a Igreja de hoje. Esta é a opinião do jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, no editorial assinado pelo diretor, Giovanni Maria Vian.

Acesse
.: Íntegra da Exortação Evangelii Gaudium

Segundo Maria Vian a Exortação é um documento excepcional que nasce do coração do Papa, fruto de uma experiência na linha de frente e de sua longa reflexão sobre a urgência de anunciar o Evangelho no mundo atual. "O conteúdo e o estilo são inconfundivelmente do Papa Francisco". "Seu objetivo é ajudar a delinear um determinado estilo de evangelização que a Igreja inteira deve assumir: abrir-se para anunciar o Evangelho, acompanhando a humanidade de hoje em todos os seus processos, por mais duros e longos que sejam".

Por outro lado, John Allen Jr, estadunidense e um dos mais respeitados vaticanistas atualmente, a Exortação é um “I have a dream” (Eu tenho um sonho) de Francisco.

Ele defende que os sonhos podem ser meios poderosos, especialmente se articulados por líderes com a capacidade real de transformá-los em ação. "É o caso do discurso pronunciado há 50 anos, o famoso 'I have a dream' de Martin Luther King, e que parece ser a ambição da audaz Exortação do Papa Francisco", explica o correspondente do National Catholic Reporter, da CNN e da Rádio Pública Nacional.

"O documento de 224 páginas, é uma visão do tipo de comunidade que Francisco gostaria que o catolicismo fosse: mais missionária, mais misericordiosa e com a coragem de mudar”, destaca Allen.

Leia mais

.: Doutor em Teologia destaca pontos-chave do novo documento do Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo