Microcefalia

Espanha registra primeiro caso de microcefalia relacionado ao Zika

País já tinha 13 casos de gestantes que contraíram o vírus da Zika após viajarem para o exterior

Da redação, com Reuters

A Espanha registrou o primeiro caso de um feto diagnosticado com microcefalia depois que a mãe foi infectada pelo Zika vírus, informaram autoridades de saúde espanholas na noite desta quinta-feira, 06.

A Espanha registrou até o momento 13 grávidas que contraíram o vírus depois de viajarem para o exterior, mas não há relatos até o momento de outros fetos diagnosticados com má-formação cerebral no país.

O Zika vírus, transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, foi relacionado a milhares de casos de microcefalia no Brasil e em outros países da América Latina, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma emergência internacional.

Apesar de dezenas de pessoas na Espanha e na Europa como um todo terem contraído o Zika, normalmente após viajarem para países afetados pelo vírus, até o momento foram registrados poucos casos de bebês com sintomas de microcefalia no continente europeu.

“Uma mulher (grávida) foi infectada por Zika e dengue e o feto mostra sinais de ter desenvolvido várias má-formações”, disseram autoridades de saúde da região espanhola da Catalunha em comunicado.

A mulher, que está com 20 semanas de gravidez, decidiu manter o bebê, de acordo com a mídia espanhola.

A Espanha registrou até o momento 105 casos de Zika, todos em pessoas que viajaram para o exterior. Outros países europeus, como a França, já relataram casos de transmissão sexual do vírus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo