Documento de Aparecida

Espanha celebra dia do hispanoamericano lembrando V Conferência

O Dia Hispanoamericano, que a Igreja na Espanha celebra no primeiro domingo de março, gira pelo segundo ano consecutivo em torno da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que aconteceu em Aparecida, no mês de maio do último ano.

“Todas as dioceses espanholas celebrarão esta jornada em 2 de março próximo sob o lema “América Latina, continente em missão”, que nos coloca este ano de imediato frente àquilo que podemos considerar como o fruto mais importante da Conferência de Aparecida: uma consciência renovada da missão “ad gentes” para o presente e o futuro da América Latina”, como recorda o presidente da Pontifícia Comissão para América Latina, Cardeal Giovanni Battista Re, na mensagem enviada à Igreja na Espanha por ocasião da festividade.

Recordando a mensagem que Bento XVI deixou em sua primeira visita pastoral à América Latina ao inaugurar a V Conferência, o Cardeal sublinha que “na atualidade e mais que em outros tempos se deve reforçar a evangelização”.

“A situação de real enfraquecimento da fé cristã, que é fácil constatar em não poucos âmbitos da vida social e da cultura, como o indicava o Santo Padre em Aparecida, faz mais urgente e importante o chamado à conversão pessoal e a uma mudança de vida integral, de maneira que sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo”, sublinha o Cardeal.

O presidente da Pontifícia Comissão para América Latina faz uma menção especial à vocação missionária, que desde há muitos séculos caracterizou a Espanha, e especialmente à que se pôs de manifesto nos últimos anos por meio dos mais de 2,3 mil sacerdotes da Obra de Cooperação Sacerdotal Hispanoamericana (OCSHA) que foram a diversos territórios da América Latina, 400 dos quais permanecem ainda no continente.

O Cardeal também assinala um novo fenômeno, o “intercâmbio missionário”, já que a Espanha não só é um berço de vocações missionárias, mas que nos últimos anos começou a ser também destino de sacerdotes que decidem deixar sua pátria para exercer seu ministério na Espanha e colaborar com a cada vez mais complexa e ampla pastoral dos imigrantes.

Por outro lado, e como recorda o sacerdote Anastasio Gil, secretário da Comissão Especial de Missões, esta Jornada tem como finalidade ajudar as comunidades cristãs da Espanha a seguir cooperando com a atividade evangelizadora da Igreja no continente americano.

“A Espanha tem um compromisso moral com aquelas Igrejas em formação. De fato 70% dos missionários espanhóis se encontram trabalhando na pastoral missionária e evangelizadora da América Latina”, acrescenta o sacerdote.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo