Cuba

Escolha de novo parlamento define se Fidel continua ou não no poder

Os cubanos foram às urnas no domingo para eleger um novo Parlamento, que definirá no dia 24 de fevereiro se Fidel Castro continuará no poder, do qual está provisoriamente afastado há 18 meses.

Fidel não aparece em público desde julho de 2006, quando sofreu uma cirurgia intestinal e transferiu suas funções ao irmão Raúl. No domingo, o veterano revolucionário foi um dos 614 candidatos a igual número de vagas na Assembléia Nacional (Parlamento).

Três horas e meia depois do fechamento das urnas, a Comissão Eleitoral Nacional anunciou que 89,1 por cento dos 8,4 milhões de eleitores habilitados haviam votado.

Raúl Castro, um dos primeiros a votar, disse que a nova legislatura será instalada em 24 de fevereiro, quando deve ocorrer a eleição parlamentar para o Conselho de Estado, o que definirá se Fidel continua como chefe de Estado ou se aposenta, depois de ocupar o poder desde 1959.

"A eleição do novo Parlamento é uma etapa complexa, uma etapa em que temos que enfrentar diferentes situações e grandes decisões, pouco a pouco", disse Raúl, de 76 anos, depois de votar em uma escola de Havana.

Fidel foi eleito deputado pela cidade de Santiago de Cuba, considerada o berço da revolução cubana. Em dezembro, porém, ele disse que não pretendia se aferrar ao poder nem impedir a ascensão de uma nova geração.

Na semana passada, Fidel divulgou nota afirmando que seu estado de saúde lhe impede de falar em público.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo