Escolas de Perdão e Reconciliação GianfrancoTesta é missionário da Consolata e, a aproximadamente cinco anos, tem um projeto muito especial. Juntamente com o Padre Leonel Narváez fundou as ESPERE "Escolas de Perdão e Reconciliação".
O trabalho já foi reconhecido pela UNESCO e, numa passagem por Portugal, a Fátima Missionária foi conhecer melhor o projeto existente na Colômbia, num dos bairros mais pobres da cidade de Bogotá, Ciudad de Olivar onde vivem entre 35 a 40 mil pessoas. Onde não há sacerdote, não há igreja mas há "muitas escolas de garagem", isto é "escolitas" onde não se aprende "quase nada". Não há centro de saúde. A igreja é uma barraca de lata onde colocaram um piso de cimento.
Durante dois dias, o missionário partilhou com 30 sacerdotes e religiosas da Consolata a sua experiência viva e ativa para que seja repetida em outras terras, outros campos onde trabalham.
Há 15 anos na Colômbia, já trabalhou na paróquia, na revista e a quatro anos sentindo a necessidade de fazer algo mais, trabalha nas ESPERE com o Padre Leonel e com leigos.
Com seus 45 milhões de habitantes, a Colômbia é um dos países mais populosos da América Latina. Infelizmente o desenvolvimento de uma terra tão rica está atrasado por uma guerra civil que há 40anos ensangüenta o país com milhões de mortos.
Existem fortes desigualdades sociais e econômicas, pois 53 por cento das terras estão nas mãos de um por cento dos colombianos. E a guerra agrava ainda mais a situação de tantos pobres.
"Estamos trabalhando no Peru, no Chile e no Brasil (o projeto nasceu na Colômbia), encontrando pessoas, grupos para que o perdão e a reconciliação sejam o caminho para superar problemas, conflitos, situações negativas", refere o sacerdote.
A entrevista completa pode ser encontrada em www.fatimamissionaria.pt.