Desastre

Equipe resgata corpo de acidente de avião em ilha chilena

Equipes de resgate encontraram neste sábado, 3, um corpo e parte da fuselagem de um avião que levava 21 pessoas e desapareceu perto de uma ilha no Chile, no que seria um dos piores acidentes aéreos do país nos últimos anos.

Equipes de resgate aéreo e lanchas realizaram durante a madrugada uma operação de busca do avião CASA 212, que desapareceu no final da tarde de sexta-feira nas imediações do arquipélago Juan Fernández, cerca de 670 quilômetros a oeste da capital chilena, em pleno Oceano Pacífico.

O contra-almirante da Marinha do Chile, Cristián de la Maza, informou que uma lancha nas proximidades de uma ilha do arquipélago resgatou um corpo feminino, que seria de uma das seis mulheres que estavam no voo.

"Encontraram um corpo feminino sem vida e neste momento já foi tirado da água e se encontra em uma lancha. Não temos informação da identidade", afirmou De la Maza.

As autoridades já tinham confirmado anteriormente que encontraram uma porta e parte da bagagem do avião, que tinha tentado aterrissar duas vezes antes de perder contato às 17h48 no horário local (mesma hora em Brasília) da sexta-feira.

O secretário-geral da Força Aérea Chilena, Maximiliano Larraechea, admitiu que, antes da emissão de uma busca por satélite havia esperanças de um pouso de emergência, mas que agora "temos a convicção de que o avião caiu".

Na aeronave estavam 15 passageiros e seis tripulantes.

O acidente comoveu o Chile, já que no voo estava um famoso apresentador de televisão e um empresário que liderou campanhas de reconstrução do país após o terremoto e tsunami de 2010.

O canal estatal TVN informou que, no voo, estava uma equipe de jornalistas com cinco pessoas, liderada por Felipe Camiroaga, apresentador de televisão e do Festival de Viña Del Mar em 2009-2010.

A equipe da TVN e o empresário Felipe Cubillos planejavam realizar uma reportagem sobre trabalhos de reconstrução da ilha, que foi castigada por violentas ondas após o terremoto de fevereiro do ano passado.

Sete aviões, fragatas e helicópteros participam das operações de resgate e uma embarcação da Marinha.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo