Farc

Equipe brasileira chega à Colômbia para libertação de reféns

O comissário do governo colombiano para a Paz, Frank Pearl, anunciou hoje, 17, que os helicópteros e tripulações enviados pelo Brasil para receber os dois reféns que serão entregues pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram ao país.

Segundo Pearl, as autoridades esperam agora "informações precisas" da senadora Piedad Córdoba e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Na última semana, a parlamentar afirmou que já tinha as coordenadas, mas que as informaria apenas depois do início da operação técnica.

"Uma vez que tenhamos esta informação, serão entre 24 e 36 horas para que os helicópteros cheguem a um dos aeroportos, e a partir dali daremos início à operação", afirmou Pearl. O gesto unilateral de libertar o sargento Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo fora anunciada pelas Farc há quase um ano. Além deles, seriam entregues também os restos do capitão Julián Guevara, morto em cativeiro.

De acordo com o comandante das Forças Armadas colombianas, general Freddy Padilla de León, o Exército também já deixou um helicóptero reserva à disposição.

Moncayo está há mais de dez anos sequestrado e Calvo há dois. Os dois, assim como o falecido capitão, integram o grupo de policiais e militares que, anteriormente, as Farc pretendiam trocar por guerrilheiros presos.

No início do último ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) também colaborou com apoio logístico em uma operação semelhante. Na época, foram soltos seis sequestrados, entre eles os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galicia Uribe, e o soldado William Giovanny Domínguez Castro.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo