Chile

Equipe avança nas escavações para resgatar mineiros

A opção usar duas estratégias dos planos A e B, definidos pelo governo do Chile, para o resgate dos 33 mineiros soterrados há quase um mês, na Mina de San José, no Norte do país, fez com que as escavações no local do acidente fossem intensificadas. O último informe, divulgado nesta quarta-feira, 8, indicou que 268 metros foram perfurados, faltando cerca de 432 metros para chegar à área onde estão confinados os trabalhadores desde o dia 5 de agosto. A estimativa de resgate de três a quatro meses foi mantida.

As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN. O plano A consistia em acionar a escavadora Strata 950, mas, desde terça-feira, 7, foi colocado em ação o plano B, utilizando uma máquina de perfuração (T-130) paralelamente à outra que estava em funcionamento. Nesta quarta-feira, chegou à área da mina um terceiro equipamento que vai ser acionado com os outros dois já em funcionamento.

É o chamado plano C, cuja previsão é colocar em prática, dentro de dez dias, na data do Bicentenário da Independência do Chile, a ser comemorado no próximo dia 18. O objetivo é instalar um equipamento de perfuração normalmente utilizado na indústria petrolífera. Segundo o presidente do Chile, Sebastián Piñera, sera montada uma plataforma com dimensões semelhantes às de um campo de futebol.

As operações de resgate são associadas às tentativas de manter a qualidade de vida para as famílias que acompanham as ações, do lado de fora da mina, em um local apelidado de Acampamento Esperança. Em barracas, os parentes dos mineiros mantêm a comunicação com eles e observam os avanços diários dos trabalhos.

Como o assunto mobilizou o Chile, os vários setores da população buscam ajudar os parentes das vítimas. Netsa quarta-feira, chegou ao acampamento um painel solar, doado por uma empresa privada, para que as famílias possam aproveitar a energia do sol e poupar eletricidade.

Na terça-feira, os trabalhadores assistiram, pela primeira vez, a uma partida ao vivo de futebol. Os mineiros assistiram ao amistoso entre as seleções chilena e ucraniana. O placar final de 2 para a Ucrânia e 1 para o Chile pareceu não desanimar os trabalhadores, que demonstraram bom humor e entusiasmo, segundo as imagens divulgadas pelas redes chilenas de televisão.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo