Episcopado é serviço, não honra, reitera Papa

Ao ordenar novo bispo auxiliar para Roma, Papa lembrou que o episcopado é um serviço; ao bispo cabe mais servir do que dominar

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa Francisco na Basílica de São João Latrão, ordenando bispo auxiliar para Roma / Foto: Reprodução CTV

Papa Francisco na Basílica de São João Latrão, ordenando bispo auxiliar para Roma / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco ordenou um bispo auxiliar para Roma nesta segunda-feira, 9. Dom Angelo De Donatis, até então do clero romano, foi nomeado para essa missão em 14 de setembro passado. Na homilia, um dos pontos destacados pelo Papa foi que o episcopado é um serviço e não uma honra.

A ordenação aconteceu na festa da Dedicação da Basílica Lateranense, na Basílica Papal de São João Latrão. Francisco lembrou que, para perpetuar esse ministério apostólico de geração em geração, os doze apóstolos somaram a eles colaboradores, transmitindo-lhes o dom do Espírito Santo.

“É precisamente Cristo que, no ministério do bispo, continua pregando o Evangelho de salvação e santificando os crentes mediante os sacramentos da fé; é Cristo que na paternidade do bispo enriquece com novos membros o seu corpo que é a Igreja; é Cristo que na sabedoria e prudência do bispo guia o povo de Deus na peregrinação terrena até a felicidade eterna”, disse o Papa.

Novo bispo auxiliar de Roma: Dom Angelo De Donatis / Foto: Reprodução CTV

Novo bispo auxiliar de Roma: Dom Angelo De Donatis / Foto: Reprodução CTV

Francisco convidou os fiéis a acolherem com gratidão esse novo bispo ordenado hoje. E a Dom Donatis ele frisou: “Episcopado é nome de um serviço, não de honra, porque ao bispo compete mais o servir do que o dominar”.

Leia também
.: Papa Francisco afirma que o episcopado é um serviço
.: Episcopado é um serviço e jamais uma honra, diz Francisco

O Papa recomendou ao novo bispo auxiliar de Roma que faça homilias simples, compreensíveis a todos, e que possam ser canais da graça de Deus. Outro ponto destacado por Francisco foi a necessidade de misericórdia.

“Eu te peço, como irmão, que seja misericordioso. A Igreja e o mundo precisam de tanta misericórdia. Que você ensine aos presbíteros, aos seminaristas, o caminho da misericórdia. Com palavras, sim, mas sobretudo com suas atitudes”.

Dom Angelo De Donatis nasceu no dia 4 de janeiro de 1954 e foi ordenado sacerdote em 12 de abril de 1980. Mesmo como padre, Dom Angelo já fazia parte da diocese de Roma, atuando no Conselho Presbiteral e no Colégio dos Consultores. Na Quaresma de 2014, ele foi o encarregado das meditações para os exercícios espirituais da Cúria Romana.

Dom Angelo De Donatis, durante ordenação episcopal, presidida pelo Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Dom Angelo De Donatis, durante ordenação episcopal, presidida pelo Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo