Situação crítima

Epidemia de cólera se espalha pela Somália, diz OMS

Uma epidemia de cólera está se espalhando pela Somália, país já afetado pela fome e que agora tem números alarmantes de pessoas infectadas entre os milhares que se deslocaram para a capital, Mogadíscio, em busca de água e comida, informou nesta sexta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A infecção intestinal, normalmente relacionada à contaminação da água de beber, provoca diarréia aguda e vômitos, deixando as crianças pequenas especialmente vulneráveis à morte e desidratação, de acordo com a agência da ONU.

Somente no hospital Banadir, em Mogadíscio, foram registrados até agora neste ano 4.272 casos de diarréia aguda, principalmente em crianças com menos de 5 anos de idade, o que resultou em 181 mortes, disse o médico Michel Yao, da OMS, em entrevista à imprensa.

"O número de casos é duas ou mesmo três vezes maior do que no ano passado. Portanto, podemos dizer que temos em andamento uma epidemia de cólera," disse Yao. Surtos sazonais foram registrados nos últimos três anos no país, situado no Chifre da África.

De acordo com a OMS, foram confirmados surtos de cólera em várias regiões. Yao observou que a movimentação da população eleva o risco de disseminação da doença.

Estima-se que 100 mil somalis tenham buscado refúgio em Mogadíscio nos últimos dois meses, em busca de água, comida e abrigo, fugindo da fome, seca e conflitos em áreas do sul do país, disse Adrian Edwards, da agência da ONU para os refugiados.

Eles se juntaram a mais de 370 mil que já haviam deixado suas casas anteriormente e partido para a capital. Além disso, diariamente outros 1.500 somalis chegam ao Quênia, país vizinho que agora abriga cerca de 440 mil refugiados em acampamentos em Dadaab.

As áreas mais atingidas pela seca e fome na Somália estão sob controle de militantes do grupo islâmico al Shabbab, que há quatro anos tentam depor o governo, apoiado por países ocidentais. Os insurgentes impediram a distribuição de ajuda, mas se retiraram de Mogadíscio no último fim de semana.

Leia mais
.: Papa envia nova ajuda financeira à países da África

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo