A Missa de encerramento do 3º Congresso Americano Missionário e do 8º Congresso Missionário Latino-americano neste domingo, 17, será marcada pelo envio da Missão Continental.
A Celebração Eucarística terá início às 10h (horário do Equador), no estádio da Liga Desportiva Universitária de Quito. A cerimônia de envio será presidida pelo Arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis. Na cerimônia, Dom Damasceno fará uma oração de envio e entregará, a cada presidente das conferências episcopais, uma réplica da imagem dada pelo Papa Bento XVI, durante a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.
A imagem representa o símbolo da Missão Continental e deverá ser reproduzida, para ser distribuída em todos os lugares de missão, junto com um folheto explicativo sobre seu significado.
Além dos 3 mil delegados, que participam dos congressos, estima-se a presença, na missa de encerramento, de aproximadamente 40 mil pessoas, de diversas partes do Equador. A delegação brasileira dirigiu a oração de abertura do 4º dia e, em seguida, o Bispo do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, proferiu a conferência, que teve como tema Evangelização, comunidade missionária para a humanidade.
O Congresso reúne 3 mil pessoas de toda a América Latina, América do Norte e convidados de outros Continentes. Dedicado à América, o dia de ontem teve como eixo orientador o tema Anuncia pelo mundo o amor. À tarde, os congressistas voltaram a se encontrar nos fóruns, encerrando os debates dos temas específicos. As atividades do dia terminaram com a missa presidida pelo enviado especial do papa, o arcebispo de Santo Domingo (República Dominicana), cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez.
Hoje será o dia da experiência missionária e não haverá nenhuma atividade conjunta. Os congressistas farão missões nas paróquias e promoverão encontros com jovens e com os animadores, encerrando as atividades com a missa. Segundo os organizadores, os participantes foram acolhidos em mais 2 mil famílias de 91 paróquias.