Em Tanzânia

Encontro na África discute situação das crianças de rua

Começa nesta terça-feira, 11, em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, o I Encontro de Pastoral da Estrada e Rua na África e Madagascar. Com o tema “O próprio Jesus se aproximou e caminhou conosco”, o evento vai evidenciar a situação das mulheres que, também no continente africano, são vítimas de novas formas de escravidão, a situação das crianças de rua e daqueles que trabalham com transporte nas estradas, sujeitos a inúmeras dificuldades.

“Infelizmente, o reconhecimento insuficiente da dignidade e dos direitos das mulheres se traduz, para elas, em menos oportunidades de formação, trabalho e respeito”, informa um comunicado do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, que organiza o evento.

O encontro também vai analisar a condição das crianças de rua, o que nasce dos contrastes produzidos neste continente em âmbito familiar, social e cultural. Entre as causas que levam crianças e mulheres para as ruas estão a pobreza, a violência familiar, os conflitos tribais e civis, a superexposição à criminalidade organizada e à exploração.

Também serão abordados os problemas e exigências dos que trabalham com o transporte nas estradas e que, em suas longas viagens, com salários baixos e privados de seguros trabalhistas ou de saúde, estão expostos a inúmeras dificuldades, como o afastamento da família, as longas esperas nas fronteias e o cansaço.

Participam do encontro 85 pessoas procedentes de 31 nações africanas. Entre eles, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos que são delegados das comissões episcopais para os migrantes e itinerantes, da Cáritas Internacional e dos institutos religiosos que se dedicam à pastoral das pessoas que vivem na rua.

Na sessão inaugural na tarde desta terça-feira, 11, será lida a mensagem que o secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, enviou ao encontro em nome do Papa Bento XVI. A iniciativa é promovida pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, em colaboração com a Comissão Episcopal para os Migrantes e Itinerantes da Tanzânia.

A primeira conferência será realizada nesta quarta-feira, 12, por Dom Joseph Kalathiparambil, bispo secretário do dicastério, que apresentará o documento base “Orientações para a pastoral da estrada/rua”, que recorre ao ponto de vista seja dos “usuários” das ruas ou daqueles que estão obrigados a viver nela.

Dom Joseph vai enfatizar a responsabilidade pastoral da Igreja de denunciar qualquer forma de injustiça, de defender a dignidade das pessoas exploradas ou maltratadas por situações familiares ou sociais e de comprometer-se em sua libertação prestando-lhes ajuda.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo