Bélgica

Encontro Europeu de Taizé se prepara para reunir 40 mil jovens

Cerca de 40 mil jovens de toda a Europa e dos outros continentes vão reunir-se em Bruxelas, Bélgica, entre 29 de dezembro e 2 de janeiro a convite da Comunidade de Taizé. Depois de Genebra, Zagreb, Milão, Lisboa, Hamburgo, o Encontro de Bruxelas será o XXXI Encontro Europeu de Jovens animado pela comunidade ecumênica.

O evento acontece após o recente encontro africano que reuniu 7 mil jovens de 15 países africanos em Nairóbi, no Quênia, de 26 a 30 de novembro.

O irmão Alois, sucessor do irmão Roger, vai publicar uma "Carta do Quênia" para o Encontro de Bruxelas, que vai inspirar os tempos de reflexão durante o Encontro Europeu.

Cada país da Europa estará representado por centenas ou milhares de participantes. Entre os inscritos, estão 510 de Portugal, 600 de Espanha, 2000 franceses, 1500 italianos, 2000 alemães, 900 lituanos, 650 eslovenos, 9.200 polacos, 300 russos.

Programação

Os grupos de reflexão da parte da manhã vão reunir-se nos 180 pontos de acolhimento, que vão de Malines a Nivelles, de Alost a Louvaina. As Igrejas católica, protestantes e ortodoxas da Bélgica participam neste acolhimento. Para o preparar, trabalharam durante vários meses em colaboração com a Comunidade de Taizé. Milhares de famílias vão abrir as portas das suas casas aos jovens.

No final da manhã, os participantes vão dirigir-se à Brussels Expo para as refeições e orações (às 13h15 e às 19 horas – hora local). Três pavilhões da Brussels Expo serão transformados em locais de oração. O irmão Alois falará aos jovens durante as orações da noite. A tradução em português poderá ser ouvida no pavilhão 12. Todos são convidados a participar das celebrações; a entrada é livre. O Encontro de Bruxelas será uma nova etapa da "Peregrinação de Confiança" iniciada há 30 anos pelo irmão Roger, o fundador da Comunidade de Taizé. O mesmo desejo de construir a confiança reflete-se no programa do Encontro de Bruxelas e na "Carta do Quênia".

"Na história, por vezes bastaram algumas pessoas para fazer inclinar a balança no sentido da paz", escreve o irmão Alois na sua Carta, que será traduzida em cerca de trinta línguas e que os jovens vão receber quando chegarem a Bruxelas.

Workshops

Nas tardes dos dias 30 e 31, os jovens poderão refletir sobre vários temas, em 19 workshops que lhes serão propostos. Cada participante poderá escolher os temas de seus interesses. "De que fonte vivemos nós?" e "Uma nova bússola: descobrir Deus não significa fugir da terra" são dois dos temas.

Haverá também workshops sobre questões da sociedade: Globalização e crise financeira: que atitudes tomar e que caminho seguir para uma economia mais solidária? Tempo de partilha animado por um economista e por um irmão de Taizé; Continuar a confiar perante o sofrimento, o fracasso e o luto: encontro com pessoas que trabalham em hospitais.

Dois comissários europeus estarão presentes: Europa, uma comunidade de valores, uma comunidade acolhedora: tempo de reflexão e partilha animado pelo vice-presidente da Comissão Européia, Jacques Barrot, e por um representante do Comitê Econômico e Social Europeu; A União Européia e as gerações jovens: reflexão e partilha com Ján Figel, comissário europeu, e com o Bispo Adrianus van Luyn, responsável pelas relações com a UE (COMECE – Comissão dos Episcopados Católicos da União Européia).

A arte e a música não serão esquecidas: Como vêem os artistas belgas o ser humano? Dos primitivos flamengos aos vanguardistas de Bruxelas; Criatividade e fidelidade: encontro com Colette Nys-Mazure, uma escritora belga.

Sublinhamos ainda dois workshops que visam o encontro de culturas: Partilhar através do canto: coros muçulmanos e cristãos cantam e colaboram; Cantos do mundo apresentados por coros de comunidades cristãs que vivem em Bruxelas (Congo, América Latina, cigana).

"Ultrapassemos as compartimentações das nossas sociedades!" escreve o irmão Alois na sua Carta do Quênia, que levanta também a questão: "Como poderemos purificar em nós a fonte?". Para a Comunidade de Taizé, o Encontro de Bruxelas é simultaneamente um convite a participar nessa tarefa e uma iniciativa para responder a esta pergunta.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo