Neste fim de semana, membros da Família Salesiana de São Paulo se reuniram na capital para um dia de convivência e espiritualidade. O encontro, realizado no Liceu Sagrado Coração de Jesus, na região central, reuniu centenas de pessoas em um clima de fé e fraternidade.
Reportagem de Malu Sousa e Ítalo Magno
O dia de confraternização e reflexão sobre o carisma salesiano começou com oração, conduzida por missionários da comunidade Canção Nova, ligada à Família Salesiana. “O Padre Jonas foi algo que ele quis muito, que ele desejou muito, esse reconhecimento que aconteceu em janeiro de 2009, e é uma graça pertencer à família salesiana, fazer parte do carisma de Dom Bosco”, disse a missionária da Comunidade Canção Nova, Maria Cristina de Souza.
“Fazemos parte desta raiz e desta família, o amor pelos jovens, o amor à Nossa Senhora, a evangelização que vai às pressas para que as pessoas conheçam a Jesus, tudo isso diz de nós”, contou o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Gilberto Duarte.
O dia também foi marcado por reencontro de membros da grande família de Dom Bosco. A alegria, típica dos salesianos, é uma marca registrada também em dias assim.
O dia de espiritualidade acontece todos os anos. O tema é sempre inspirado na mensagem transmitida à toda família salesiana, pelo reitor-mor no início de cada novo ano. Neste dia de oração o tema refletido foi: Apaixonados por Jesus, dedicados aos jovens.
A partir deste tema, o vice inspetor, Pe. Maurício Miranda, refletiu o relacionamento com Deus para a eficácia da missão. “O apostolado, o cuidado com as pessoas, o cuidadado com as almas, ele nasce deste encontro com o Senhor Jesus, foi assim com Dom Bosco e é assim com todo batizado, o encontro pessoal com Jesus é condição para realização do apostolado, para eficácia do apostolado”, constou o vice inspetor Salesianos de São Paulo, padre Maurício Miranda.
O dia de espiritualidade é uma parada anual para que os membros retomem seu carisma e sua vocação. “Porque Deus quando nos criou, ele criou apenas para uma coisa, para sermos plenamente felizes, e a gente vai ser plenamente feliz quando parecermos mais com Deus. Então o dia de espiritualidade é dia da gente entrar dentro da gente e perceber o que Deus quer de nós e procurarmos realizar isso”, concluiu o Irmão Salesiano, Luis Antônio Amiranda.
Em procissão, todos seguiram para o Santuário Coração de Jesus, para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
O dia foi concluído com missa, presidida pelo inspetor salesiano de São Paulo, padre Alexandre Luís de Oliveira.