9 a 11 de dezembro

Encontro discute Concílio Vaticano II à luz de arquivo histórico

Simpósio internacional dedicado ao Concílio Vaticano II será realizado de 9 a 11 de dezembro no Vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 1º, um simpósio internacional que será realizado de 9 a 11 de dezembro, dedicado ao Concílio Vaticano II. O evento tem como tema “O Concílio Vaticano II e os seus protagonistas à luz dos arquivos”.

Na apresentação do simpósio, atenderam a imprensa o presidente do Pontifício Comitê das Ciências Históricas, Bernard Ardura, e o Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Concílio Vaticano II, Philippe Chenaux. Mediando a conversa, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Leia também
.: Concílio Vaticano II: bispos recordam frutos e importância
.: Bispo comenta importância do Concílio Vaticano II

O encontro será realizado na esteira daquele realizado em 2012, que havia investigado arquivos diocesanos, religiosos, universitários e mesmo privados, que conservam documentos pertencentes ao Concílio.

“Este simpósio pretende ilustrar as figuras dos bispos particularmente significativas e reconstruir as redes de opinião constituídas antes e durante o Concílio e que tiveram um papel não indiferente na formação das convicções de muitos padres conciliares”, explicou Bernard Ardura.

No Simpósio, será possível ouvir os ecos dos debates acalorados sobre a hermenêutica do Concílio, se em continuidade ou descontinuidade com a tradição e a história da Igreja, ou mesmo sobre o papel da mídia. “Mas naturalmente – explicou Ardura – após 50 anos algumas paixões se aplacaram um pouco, estamos em uma fase em que me parece ser possível a compreensão do Concílio. Mas não devemos nos surpreender porque Concílios como o de Trento, por exemplo, tiveram necessidade de um século para dar todos os frutos”.

O encontro de estudos será subdividido em três sessões, além do encontro de introdução e um de conclusão. Participarão, entre outros, representantes das Igrejas Ortodoxas russa e ucraniana, além da Comunhão Anglicana, e está prevista uma mensagem do Rabino Chefe de Roma, Riccardo di Segni.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo