window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Santa Sé

Encíclica de Pio XII sobre perigo da II Guerra completa 70 anos

A primeira Encíclica do Papa Pio XII, Summi Pontificatus, está completando 70 anos, nesta terça-feira, 20.

A encíclica foi publicada seis meses e meio após a eleição de Pio XII à Cátedra de Pedro, ocorrida em 2 de março de 1939. O site da Conferência Episcopal Italiana recorda que este documento não foi somente o programa do novo Papa, mas também "um lúcido magistério contra os totalitarismos e os imperialismos que visavam anular os direitos da pessoa".

De fato, a encíclica foi divulgada depois que os apelos de Pio XII foram ignorados e os exércitos alemão e, em seguida, soviético, invadiram a Polônia, dando início, assim, à II Guerra Mundial.

No texto, o Papa afirma solenemente o seu dever "de oferecer com apostólica firmeza testemunho à verdade" e expõe os seus princípios acerca da ordem internacional – ordem "que não pode ser estabelecida com as armas, mas deve fundar-se sobre o direito natural e revelado, sobre a justiça e a caridade".

Pio XII denuncia ainda os horrores derivantes do agnosticismo e reivindica a missão da Igreja e sua obra educadora na regeneração das consciências, com a colaboração dos leigos e da família.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo